Estive ministrando por esses dias sobre o tema medo e pude constatar o quanto o povo de Deus é afetado por isso. PV 24-10 diz; (Se ti mostrares frouxo no dia da angustia tua força será pequena). Ao longo da bíblia Sagrada Deus teve a preocupação de encorajar seu rebanho. Entendi que ter medo por algo não é anormal porem o medo pode extrapolar o limite da Fé, é ai onde mora o perigo, medo causa 03 efeitos; Paralisação, ilusão de ótica e nanismo. Quando esses efeitos atingem nosso poder de reação tudo fica mais difícil. Eis os efeitos;
Primeiro Efeito Paralisação- talvez seja o primeiro efeito em nós, é automático, porem devemos parar somente enquanto buscamos uma forma de enfrentar o inimigo. Não foi assim como o exercito Israelita. 1° Samuel 17 narra à saga de Davi e Golias esse ultimo afrontava o exercito de Israel (,,, hoje afronto as tropas de Israel. (Daí-me um homem para que lute comigo v.10). Isso repetiu-se por quarenta dias duas vezes ao dia. no entanto o exército paralisado pelo medo não tinha poder de reação. Misericórdia. Não deixe o medo deter seu projeto, seu sonho, tua vida vá em frente Jesus está do seu lado.nessa guerra não estas só, mas Deus entra na batalha para garantir seu triunfo. Creia que o Senhor pelejará por vos(Ex;14-14).
Segundo efeito; Desvio ocular ou ilusão de ótica. A pessoa quando está com medo exagerado tem uma tendência de vê as coisas de maneira destorcidas o gigante já era grande por natureza e os soldados o viram numa visão ampliado pelo medo. Geazi é um representante desse efeito visão destorcida II RS 6-15-17 que o Senhor venha ungir nossos olhos com o colírio santo para enxergarmos a gloria de Deus. O nome desse colírio chama crer; (se creres veras a gloria de Deus) Não temas não foquem no inimigo, olhe firmemente para Jesus o auto e consumador de nossa fé. Abra teus olhos espirituais e contemple que maior é o que está em nos do que os que estão com eles vs.16.
Terceiro efeito; Nanismo. Muitos quando estão sob o ataque do adversário contraem essa síndrome, Pequenez, complexo de inferioridade tipo quem sou eu, não tenho força capacidade etc. Se te mostrares frouxo no dia da angustia tua força fica pequena é o que muitos estão vivendo o nanismo espiritual. O livro de numero 13,25-33 traz o relatório dos espias onde dez deles voltaram apavorado pelo que viram e começaram a infamar a terra prometida mesmo sabendo da qualidade da terra, acharam-se pequeno demais para possuí-la.( E éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos assim também éramos aos seus olhos.vs. 33b). Mas graças a Deus que há os grandes homens e mulheres de coragem. Gosto da fidelidade de Calebe e Josué eles viram a mesma situação, porém reagiram diferentes por quê? Porque confiava no Deus todo poderoso Nm 14, 6-9 a chave é Deus se agradar de nós (sl 37-4). Não diga a Deus o tamanho de sua luta mostre a teu inimigo o tamanho do teu Deus.
Não temas o remédio para combater os efeitos do medo está em I João 4-18 o verdadeiro amor crer, suporta, espera, confia. O apóstolo Paulo escreveu em rm 8 35-36. Algo tremendo sobre o amor de Deus. Mesmo que levante gigante a tua frente que esteja cercado e que a conquista seja para ti impossível não pare de lutar, abra seus olhos espirituais o Senhor está chegando com seu exercito em teu auxilio e você mesmo lutará e conquistara ao lado do Senhor sua vitoria. Diga em voz alta. (POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE (Fp 4-13). Lembre-se em todas estas coisas somos mais que vencedores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário