E tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália, e
ali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados á graça de Deus
para obra que já haviam cumprido, e quando chegaram e reuniram a igreja relaram
quão grandes coisas Deus fez por eles e como abrira aos gentios a porta da fé,
e ficaram ali não pouco tempo com os discípulos. (atos14-25-28)
No dia 06 de agosto do ano 2011 fui designado pela igreja
evangélica Assembléia de Deus da cidade de Simões Filho, Bahia, pastoreada pelo
reverendo PR Manoel Monteiro Trindade. Assim recebi das mãos do PR presidente
do campo de América Dourada. PR José pinheiro, a chave e benção me autorizando
a trabalhar segundo a vontade de Deus. Após ter trabalhado na região oeste da
Bahia, vim a conhecer e região central do nosso estado. Louvo a Deus pela AD em America Dourada ,
que nos deu condições dentro do possível para exercer nosso ministério.
À chegada. A igreja
Ad Ipanema passava por um período turbulento, onde a mais de um ano havia sido
dividida por conta de uma contendo com um presbítero no ano de 2010º mesmo
acabou por fazer uma dissecção onde a maioria dos membros foi congregar em
outro campo. Encontramos irmãos assustados envergonhados e humilhados perante a
comunidade, sem auto-estima, mesmo os que ficaram se dividiam entre freqüentar
a igreja de Ipanema e congregar pelo menos duas vezes na igreja que o presbítero
abriu.
Raios-X da igreja quando da posse.
Encontrei cerca de 19 irmãos onde alguns ñ freqüentava
regular os cultos, financeiramente a mesma encontra-se arrasada, no mês de
agosto a igreja rendera 170 reais sendo que o maior valor do ano havia sido 430
no mês de maio, com moveis saqueado; cadeiras, microfone, cortina, etc.
A primeira providencia tomada foi pôr a igreja em oração,
durante os meses de agosto setembro realizamos a campanha denominada a glória da segunda casa, foi uma benção do
céu onde segundo os irmãos pela primeira vez um crente foi batizado com o
Espírito Santo. Foram eles; cooperador Ronaldo, irmã Anadir e a irmã Vera. O
final do ano de 2011 foi bastante avivado, com a igreja repleta de fieis. Também,
procurei junto a minha Esposa, Missionária Djean, dá apoio as programações do
campo, atendendo a todas as convocações efetuadas pelo pastor presidente. No
mês de janeiro do corrente ano, fizemos a festa do circulo de oração de
Ipanema. Foi maravilhosa, onde houve 07 decisões, dois cultos com templo
lotado. Porém paguei alto o fato de não conhecer bem a situação da igreja, no
tocante ao lado financeiro. Onde tive que honrar com alguns compromissos, até
porque simultaneamente realizávamos uma reforma.
2012 começam com a saída de muitos fieis em direção ao sul
do país em busca de trabalho quais ainda permanecem até este momento. Tivemos
uma queda acentuada na freqüência, nas finanças, e nos trabalhos de obreiros,
pois desde abril que Ipanema não conta com cooperador, sendo que todos os
cultos são dirigidos pelo missionário ou pela missionária. Mas a obra continuou
e o Senhor salvou outras vidas de maneira que a igreja continuou crescendo.
O que aconteceu de mais
importante neste primeiro ano?
Muita coisa Deus fez por nós. Como; encerrar a briga em
Ipanema e Jacó, a volta dos irmãos que estavam congregando no Jacó, os dízimos
praticados na igreja. A união dos que ficaram graças a Deus até hoje não
tivemos maiores problemas na igreja muito menos escândalo na comunidade. O
amadurecimento espiritual dos irmãos fortalecido pelo ensino da palavra sobre
tudo com uma escola bíblica dominical sólida e efetiva, bem como os cultos de
doutrina onde procuro ensinar todo conselho do Senhor.
Padronização dos cultos onde cada domingo um grupo tem
participação direta na organização e apresentação. Comunhão entre igreja e
dirigente e dirigente e igreja possibilitando assim atender todos os convites
do campo. Motivação dos irmãos para melhorar as instalações do templo, onde
temos muita precariedade com: o muro, foro, instalação elétrica, banheiro
inacabado, púlpito, não temos som adequado, Essa motivação dos irmãos e com o
apoio do pastor presidente já conseguimos mudar a frente da igreja colocando
uma grande que muito valorizou nossa congregação. Mudamos a porta que ficava na
lateral de frente para a lateral do fundo visando atender as normas da
engenharia civil. Também a secretaria estava com problema serio de ventilação e
temperatura, assim foi posta uma janela onde saneou o problema e as crianças em
fim pode usar a qualquer hora do culto. Também pintamos a igreja, e com
recursos próprios adquirimos um microfone novo.
Nossas dificuldades.
Renda a igreja não conta com recursos financeiros para realizar
obras de médio porte, falta de irmãos maduros na fé, falta de obreiros, falta
de intercambio, falta de recursos didáticos, etc.
Projetos para 2012.Construção do muro, cobrar um portão garagem, colocar o nome da igreja com uma placa luminosa, comprar ou fazer um púlpito, melhorar o som da igreja, adquirir filtro bebedouro elétrico, bem como ventiladores. Ainda construir um departamento para acomodar as crianças otimizando o ensino infantil, construção da cantina e deposito para guardar material, hoje dispersos na igreja
O que temos;
A fé no dono da prata e do ouro, a benção pastoral, as
orações do campo, bem como; Bazar beneficente, carné da construção, onde cada
irmão, desde abril, doa, 05 reais mensais, para a obra, vendas de lanches,
sorteios, e doações de amigos e família dos missionários.
Breve histórico.
2011.
Numero de congregados. 22 pessoas.
Renda (mês de julho2011) 170 reais. Aproximado.
Igreja na missão.
Numero de congregados; 55.
Renda mês de julho de 2012, RS 656.
Aumento. De RS
484,00; ou
Dele por ele e para ele sejam todas as coisas glória, pois a
ele eternamente. Tudo foi realizado por ele e sem ele nada do que foi feito se faria.
Agradeço a todos que direto ou indiretamente cooperaram para o êxito neste
primeiro ano de missão Ipanema. Grato Família missionária:
Alberto Saldanha, Djean Santana, Pedro Camillo, Naomy Camilla,
Sofia Helena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário